quinta-feira, 24 de abril de 2014

Instituições de apoio pelo Brasil

APAAGO

Com a necessidade de conseguir fórmulas especiais carissimas, algumas mães de Goiânia reuniram-se em busca de solução. Dessa união nasceu a APAAGO , uma associação que procura apoiar, ajudar e orientar mães e pais em busca de fórmulas especiais infantil  , através de orgãos públicos responsáveis.

Associação de Portadores de Alergia Alimentar do Estado de Goiás

Instituto Girassol


O Grupo de Apoio a Portadores de Necessidades Nutricionais Especiais é uma pessoa jurídica de direito privado, independente, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, e sem vinculação econômica, política, religiosa, de raça, de cor ou de categoria social. Foi fundado em janeiro de 2005.
Visite o site em: www.girassolinstituto.org.br


ABAPAA

Ela chega a afetar cerca de 2-3% das crianças em seu primeiro ano de vida, manifestando-se geralmente antes do primeiro mês de idade, normalmente 1 semana após a introdução de fórmulas a base de leite de vaca.


AlergoVida



A Associação Alergovida é uma instituição criada exclusivamente para estabelecer parcerias com os centros de pesquisa e desenvolvimento no intuito de obter mais alternativas para o tratamento da alergia, seja ela de cunho respiratório, de pele ou alimentar.

Trabalhamos no sentido de estabelecer parcerias com as indústrias alimentícias, conscientizando e incentivando-as para a produção de alimentos sem traços, oferecendo assim mais recursos para este público que ainda não teve uma atenção adequada deste setor.

ASBAI-CE - Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia- Regional do Ceará


A ASBAI-CE é uma regional da ASBAI, composta por médicos Alergistas e Imunologistas que atuam em serviços privados e/ou públicos que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas. Faz parte, também, das atividades da especialidade a avaliação da competência imunológica, através da triagem e diagnóstico de Imunodeficiências Primárias e posterior tratamento, quando indicado.





(Karla Ferreira) - Fonte:
http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/instituicao_apoio.php







Festa de aniversário à prova de APLV – Blog Lu, mãe da Malu

Acompanho o blog Lu, mãe da Malu há algum tempo. A Luciana sempre posta coisas maravilhosas sobre sua filha Malu e muitos posts tem foco principal a APLV. O abaixo fala sobre a festinha da Malu, que se aproxima. Não deixe de ler na íntegra no blog http://lumaedamalu.blogspot.com.br/2014/02/festa-sem-alergia.html?spref=fb


Festa sem alergia

Malu irá completar 3 aninhos em maio (como o tempo passa rápido!) e eu estou começando a planejar como iremos comemorar esta data tão importante.

Ela vai ter uma festinha na escola pela primeira vez! Mas é coisa simples. Vou fazer um bolo e algum salgado que ela possa comer, mandar suco, copinhos e guardanapos decorados. Mas vamos comemorar em casa também, apenas com os amigos e familiares mais próximos. Já escolhemos o tema (mas é surpresa!) e eu estou com a cabeça à mil pensando na decoração. Mesmo sem poder gastar muito, quero fazer uma festinha bem linda!
Mas esse ano tenho uma novidade… Ao contrário dos anos anteriores, esta festa vai ser livre de leite e derivados!


(Kathelyn Barros) - Fonte:
http://aplvsemneura.wordpress.com/page/2/

A CURA: Helena com 1 ano - 24/02/2014

2014

Desnecessário dizer que esperei ansiosa por este momento durante tantos meses de tratamento e semanas de reintrodução e olho vivo…

Mas agora, tomando leite normal há 2 meses sem reações (uma virose me confundiu no meio do caminho), podemos dizer que ela está curada. Seus principais sintomas – sangue nas fezes, chiado no peito, dor abdominal – nunca mais voltaram.
Ressalto que apesar dos sentimentos negativos que me preencheram nos primeiros instantes após o diagnóstico, acredito que a APLV me ensinou muita coisa, dentre as principais: escolher alimentos mais saudáveis, ler rótulos e substituir o leite. Enfim, percebi que o leite não é tão importante quanto pensava e que tê-lo ou não na geladeira faz pouca diferença.
Sou imensamente grata a todos que me ajudaram neste processo, especialmente aos familiares e amigos por  compreenderem e a Dra. Mirella de Blumenau – SC. Não teríamos conseguido sem você doutora!
afinal, quem tem um filho APLV tem sérias chances de ter outro (espero que não, mas se sim, estarei preparada).
Dedico este post a todos aqueles que ainda esperam pela cura: paciência, ela chegará. Deus jamais deixará de ouvir as preces de uma mãe!
Definitivamente é o melhor presente que ela poderia receber no seu 1º aniversário.
Um abraço! =) Mamãe Samanta e Helena



(Kathelyn Barros) - Fonte:
http://aplvsemneura.wordpress.com/page/2/

Hospital das Clínicas oferece tratamento gratuito para cura de alergia ao leite

A boa notícia é que o Hospital das Clínicas de São Paulo oferece tratamento gratuito para a cura da alergia ao leite, por meio da gradual dessensibilização à substância. Para participar desse procedimento, completamente indolor e que só dura algumas semanas, é preciso ter um encaminhamento de um pediatra ou alergista e passar por uma avaliação, que dirá se o paciente está ou não apto a se tratar. Depois, é só aguardar para ser chamado. O telefone para maiores informações é (011) 2661-0000.













(Karla Ferreira) - Fonte:
http://www.serramar.coop.br/blog/hospital-das-clinicas-oferece-tratamento-gratuito-para-cura-de-alergia-ao-leite/

Ingredientes derivados de leite

Esses são os ingredientes que não podem ser consumidos. Esta lista deve fazer parte da sua rotina de compras de alimentos. Verifique sempre se os alimentos que você está comprando possuem alguns desses ingredientes em sua composição.
  • Lactoalbumina
  • Lactoglobulina
  • Fosfato de lactoalbumina
  • Lactoferrina
  • Lactulose
  • Caseína
  • Caseína Hidrolisada
  • Caseinato de cálcio
  • Caseinato de potássio
  • Caseinato de amônia
  • Caseinato de magnésio
  • Caseinato de sódio
  • Leite (integral, semi-desnatado, desnatado, em pó, condensado, evaporado)
  • Leitelho
  • Nata /creme de leite
  • Soro de leite
  • Soro de leite deslactosado/desmineralizado
  • Gordura de leite
  • Coalhada
  • Proteína de leite hidrolisada
  • Lactose
Ingredientes que podem indicar a presença de leite
  • Corante/saborizante caramelo
  • Sabor de açúcar mascavo
  • Chocolate
  • Saborizantes naturais ou artificiais
  • Sabor artificial de manteiga
  • Nougat



(Karla Ferreira) - Fonte:
http://aplvsemneura.wordpress.com/category/sites-sugeridos/

Intolerância à Lactose

Sem título1






(Karla Ferreira) - Fonte:
http://aplvsemneura.wordpress.com/category/sites-sugeridos/

APLV

Sem título1




(Karla Thais) - Fonte:
http://aplvsemneura.wordpress.com/category/sites-sugeridos/

Menu detalhado do MC Donald’s

Principalmente para as mamães em dieta de exclusão, deve ser difícil resistir a um lanchinho de vez em quando… No site abaixo é possivel acessar o menu completo da empresa, que detalha os alérgenos que cada produto contém.








(Karla Ferreira) - Fonte:
http://aplvsemneura.wordpress.com/category/sites-sugeridos/

Informação nunca é demais: as pessoas precisam se conscientizar da gravidade das reações da APLV!


1014142_508149905932208_523129052_n




OBS:

LV: Leite da vaca
APLV: Alergia pelo leite da vaca




(Karla Ferreira) - Fonte:
http://aplvsemneura.wordpress.com/category/sites-sugeridos/

Atum em conserva pode ter leite, fique atento!

Algumas marcas de atum em conserva podem conter caseína, que é uma proteína do leite.


1545774_427429184053921_370604973_n






(Kathelyn Barros) - Fonte:
http://aplvsemneura.wordpress.com/page/2/

A importância de ler as informações nutricionais dos alimentos

É de suma importância ler sempre todos os rótulos da embalagem dos alimentos comprados e os ingeridos, pois o "perigo" pode estar onde menos se espera.
1497681_1416531448597640_1573319275_n




(Karla Ferreira) - Fonte:
http://aplvsemneura.wordpress.com/

Quem tem alergia pode desencadear outras?

Quem tem uma alergia tem mais chances de desenvolver outras? Sim. Estudos mostram que metade dos alérgicos (lactose ou demais alergias como as de pele por exemplo), vai ter rinite e asma, por exemplo. Isso ocorre por causa do perfil do sistema de defesa do organismo, que é mais propenso às alergias.







(Kathelyn Barros) - Fonte:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI222003-10448,00-RESPOSTAS+SOBRE+ALERGIA.html

Composição química do leite

O leite é um alimento que possui um alto valor nutritivo, constituindo em um alimento complexo que contém água, carboidratos (basicamente lactose), gorduras, proteínas (principalmente caseína), minerais e vitaminas em diferentes estados de dispersão. Porém, apesar de ser considerado um alimento completo, o leite não possui quantidade suficiente de ferro e vitamina D para atender as exigências de uma nutrição completa.

Principais componentes do leite bovino

Água

É o componente que existe no leite em maior quantidade, onde se encontram dissolvidos, suspensos ou emulsionados os demais componentes.

Proteínas
As proteínas são os componentes mais importantes do leite e são classificadas em: caseínas e proteínas do soro. São elas que conferem ao leite a cor esbranquiçada opaca. As proteínas do leite consistem de 80% de caseína, que por sua vez é composta de vários componentes que juntos formam partículas complexas denominadas micelas.

Gordura
A gordura do leite é formada por aproximadamente 98% de triglicerídeos, os 2% restantes são formados por diglicerídeos, monoglicerídeos e ácidos graxos livres. O leite de vaca contém em média 35 g de gordura/litro.

Lactose
A lactose é o carboidrato do leite, sendo responsável pelo seu sabor adocicado e corresponde em média a 50% dos sólidos    desengordurados do leite.

Vitaminas
O leite é uma fonte importante de vitaminas A, D, E e K. Também são encontradas no leite as vitaminas hidrossolúveis como, B1, B2, B6, B12, ácido pantotênico e niacina.

Sais Minerais
O leite possui os minerais considerados essenciais à dieta do ser humano, existindo em maiores concentrações os fosfatos, citratos, carbonato de sódio, cálcio, potássio e magnésio. A ação fisiológica dos diferentes sais do leite é importante, principalmente do fosfato de cálcio, na formação de ossos e dentes.


Eis a importância da reposição da lactose e seus derivados em caso de alguma rejeição do organismo.



(Karla Ferreira) - Fonte:
http://www.cquali.gov.br/data/Pages/MJ8F0048E8ITEMIDFBD8A1EB007A4CADBEF09F29C15C6431PTBRNN.htm

Desnaturação das proteínas

As proteínas são moléculas estruturalmente ordenadas e qualquer alteração nessa conformação leva à desnaturação. As principais causas são: calor, adição de ácidos ou bases, radiações ultravioleta, luz ou ação mecânica. As transformações que ocorrem numa proteína quando um ovo é cozido ou se batem as claras ou, ainda, quando se adiciona um ácido ao leite são exemplos de desnaturação.

O tratamento térmico ao qual o leite é submetido, principalmente no leite longa vida, leva à desnaturação das proteínas. A causa é a modificação da conformação globular ou pregueada das proteínas para a forma linear, causando, assim, um desenrolamento da cadeia peptídica. O resultado é a formação de novos enlaces entre moléculas, que tornam as proteínas quimicamente mais reativas. O fenômeno da desnaturação nãoimplica necessariamente diminuição da digestibilidade das proteínas nem a diminuição do seu valor biológico.







(Kathelyn Barros) - Fonte:
http://www.pratiqueleite.com.br/article.php?recid=2787

Quais são as demais proteínas do leite?

As principais proteínas do leite são a caseína, a b-lactoglobulina e a a-lactoalbumina. Os cinco tipos de caseínas (fosfoproteínas) representam 80% das proteínas do leite, o restante é constituído pela b-lactoglobulina e a-lactoalbumina com 16% e 4% do total das proteínas respectivamente.

Outras proteínas, como, por exemplo, as enzimas, as imunoglobulinas e os hormônios, são encontradas em pequenas quantidades. 

As recomendações de consumo de proteínas pela OMS (1984) variam de 0,75 g/kg/dia para adultos a 1,85 g/kg para crianças de 3 meses a 6 meses.  







(Kathelyn Barros) - Fonte:
http://www.pratiqueleite.com.br/article.php?recid=2787

CURIOSIDADE - FIQUE ATENTO

Fique atento ao tipo de reação do seu organismo caso você tenha alergia ou intolerância a lactose, pois há também alergia ou intolerância às proteínas que também estão presentes no leite, que são casos semelhantes. Um diagnóstico preciso é de extrema importância para saúde e vida do paciente.

Quando você for fazer a ingestão de algum alimento que seja derivado de leite fique muito atento ao rótulo do produto ou à embalagem se indica presença de lactose ou proteínas constituintes do leite, pois há alimentos sem lactose porém contém as demais proteínas que podem causar uma reação alérgica no consumidor.







(Kathelyn Barros)

Pão de Queijo Mega Especial (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)



Pão de Queijo com Truque (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)
Fonte: receita do blog A Rapa do Tacho, da Sabrina Carozzi. 

medida da xícara: 240 ml

1/2 xícara de chá de água filtrada
1/3 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de polvilho doce
1/2 xícara de chá de polvilho azedo
sal à gosto (colocamos aprox. 1 colher de chá)
2 xícaras de chá de batatas cozidas e amassadas
1 colher de chá de essência de queijo (usamos da Arcólor) - achamos que essa medida ficou no ponto, mas nada impede que vocês coloquem mais ou menos, vá conforme o seu gosto. A essência pode ser encontrada em lojas com produtos para confeitaria - comprei na Central do Sabor aqui em SP.
1 colher de sopa de fermento

1. Coloque a água e o óleo para ferver. Enquanto isso, misture numa vasilha (de vidro ou em uma panela) os polvilhos e o sal. Como vamos jogar a água quente em cima do polvilho, não pode ser recipiente de plástico, senão corre o risco de derreter.
2. Quando ferver, jogue a água e óleo em cima da mistura com polvilho e mexa rapidamente. Vai virar uma farofa quente, continue misturando até que fique numa temperatura que você consiga colocar as mãos.
3. Assim que amornar, coloque a batata e amasse até ficar uma massa lisa (vide foto abaixo - Carol com a mão na massa). Adicione a essência, amasse novamente para incorporar e por último coloque o fermento e amasse.
4. Faça bolinhas com as mãos do tamanho que desejar e coloque numa assadeira untada com óleo (colocamos papel manteiga, mas não recomendo porque gruda, hehe). 
5. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até ficar douradinho





(Karla Ferreira) - Fonte:
http://www.diariosemlactose.com/2012/05/pao-de-queijo-mega-especial-com-truque.html

Doce de Leite e Leite Condensado Caseiro Sem Lactose



Leite Condensado Sem Lactose da Ana Clara
600 ml de leite zero lactose
1 xícara de chá de açúcar

1. Misture o leite com o açúcar e leve ao fogo alto. Quando o leite ferver, abaixe o fogo e mexa sempre até adquirir consistência de leite condensado. O leite vai escurecer um pouco e esse processo demora... Tenha paciência! Pode parar por aqui e utilizar o leite condensado na receita que desejar.


Brigadeiro com Leite Condensado Sem Lactose

Se quiser fazer o brigadeiro, faça a receita acima e assim que o leite adquirir a consistência de leite condensado, desligue o fogo, acrescente meia colher de creme vegetal e 2 colheres de sopa de cacau em pó. Continue mexendo até soltar do fundo da panela.

Leite Condensado Sem Lactose da Priscila 
500 ml de leite zero lactose 
100 gramas de açúcar 
uma pitada de bicarbonato de sódio

1. Levar tudo ao fogo baixíssimo com uma placa entre a panela e a chama mexendo sempre até chegar ao ponto de leite condensado.

Doce de Leite Sem Lactose
1 litro de leite zero lactose
2 xícaras de chá de açúcar demerara (pode utilizar outro açúcar)

1. Levar ao fogo mexendo sempre até ficar com a cor caramelo e textura cremosa. Quanto mais tempo ficar no fogo mais duro o doce de leite fica depois que esfria, então escolha o ponto que desejar, se mais cremoso ou mais firme. Eu prefiro cremoso, nham!

Atenção: alérgicos à proteína do leite de vaca, infelizmente essa receita não pode ser realizada para vocês, o leite zero lactose é leite de vaca. Há somente isenção de lactose, as proteínas continuam intactas.




(Karla Ferreira) - Fonte:
http://www.diariosemlactose.com/2013/06/doce-de-leite-e-leite-condensado.html

Canjica sem Lactose

INGREDIENTE

  • 250g de canjica
  • 1,200 litro de água(para molho)
  • 1 litro de água (para cozimento)
  • 1 litro de leite (Nan sem lactose-Nestle)
  • 3 colheres de sopa rasa de açucar
  • 1 lata de leite condensado soymilk (sem lactose)

MODO DE PREPARO

Deixe a canjica de molho de um dia para o outro em 1,200 litros de água.
Desprezar a água do molho e colocar a canjica para cozinhar na panela de pressão em um litro de água. Deixar cozinhar por 40 minutos. (Se julgar necessário colocar um 1,200 litro de água).
Em uma panela misturar 1 litro de leite com o leite condensado e o açucar. Misturar tudo e colocar a canjica. Deixar fever por 15 minutos.
Deixe esfriar e bom apetite.


(Karla Ferreira) - Fonte:
http://gshow.globo.com/receitas/canjica-sem-lactose-4ea5650827696027620046bf

Bolo de Chocolate sem Lactose



INGREDIENTES:
  • 6 ovos
  • • 2 xícaras de óleo
  • • 2 xícaras de água
  • • 2 xícaras de açúcar
  • • 4 xícaras de farinha de trigo
  • • 2 xícaras de chocolate em pó sem lactose
  • • 2 colheres de fermento em pó
MODO DE PREPARO
Misture os 6 primeiros ingredientes e bata na batedeira em velocidade alta por aproximadamente uns 5 minutos, até obter uma massa lisa e homogênea. Acrescente o fermento o pó e misture bem. A massa fica um pouco mole mesmo,não preocupe.
Unte a forma com óleo de cozinha e farinha de trigo depois despeje a massa na fôrma untada e leve ao forno. Asse em forno pré-aquecido. Não abra o forno antes dos 30 primeiros minutos. Use um garfo para verificar se o bolo está assado. Quando espetar o garfo e ele sair seco, sem resíduo da massa, o bolo está no ponto.
Deixe o bolo esfriar, desenforme.
O ponto da massa é um pouco mais mole que as massas feita com leite.




(Kathelyn Barros) - Fonte:
http://gshow.globo.com/receitas/bolo-de-chocolate-sem-lactose-503d7738c5a6452ca6000041

Bolo prestígio sem lactose e sem glúten


bolo-prestigio-sem-lactose-sem-gluten3

Rende um bolo pequeno
Ingredientes:
Massa:
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga ghee ou óleo de coco
2 colheres de sopa de farinha de coco
3 colheres de sopa de farinha de arroz
10 tâmaras
6 colheres de sopa de leite de amêndoas 
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de açúcar demerara
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de biomassa de banana verde - opcional
Recheio e Cobertura:
1L de leite de coco
2 colheres de sopa de açúcar demerara
chips de coco ou coco ralado

Modo de Fazer:
Massa:
Processe as tâmaras até virar um purê. Para facilitar deixe elas de molho em água mineral temperatura ambiente uns minutinhos antes.
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e bata bem – pode ser no liquidificador, processador ou com batedeira. Por último adicione o fermento e apenas misture.
Leve em forma untada com um pouco de óleo de coco e asse em forno pré-aquecido por uns 20 minutos em fogo médio.
Recheio e Cobertura:
Fiz o leite condensado de leite de coco (leite de coco não contem lactose)
Aí depois do bolo frio e desenformado eu cortei ao meio e coloquei uma camada generosa do leite condensado e os chips de coco. Tampei ele, coloquei a cobertura e prontinho!!


(Kathelyn Barros) - Fonte:
http://www.lactosenao.com/receitas-sem-lactose/bolo-prestigio-sem-lactose-e-sem-gluten/

Pudim de Leite sem Lactose

INGREDIENTES:

Para a calda

  • 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)

Para o pudim

  • 1 ½ xícara (chá) de Suprasoy sem lactose (234 g)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
  • 6 ovos
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
MODO DE PREPARO

Para a calda: numa panela grande, derreta o açúcar em ao fogo médio, mexendo até que dissolva completamente. Junte ½ xícara (chá) de água (100 ml) e deixe que ferva até obter uma calda viscosa
Prepare o pudim: leve ao liquidificador o Suprasoy Sem Lactose, o açúcar e 2 xícaras (chá) de água (400 ml). Bata por alguns segundos, acrescente os ovos, a essência e bata novamente. Caramelize uma fôrma própria para pudim com parte da calda, coloque o pudim e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido e cozinhe em banho-maria por cerca de 1h30m. Deixe ficar morno e leve à geladeira até atingir textura firme para desenformar.


(Kathelyn Barros) - Fonte:
http://gshow.globo.com/receitas/pudim-de-leite-sem-lactose-5057a7e44d388564d200004e

Pão integral sem glúten e sem lactose

pao-integral-sem-gluten-sem-lactose (2)
Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 xícara de leite vegetal (arroz, aveia, amêndoas, inhame..)
- ½ xícara de água filtrada
- 1 col sopa de semente de linhaça
- 3 col sopa polvilho doce
- 2 col sopa de óleo de gergelim ou azeite
- 1 col café açúcar de coco ou mascavo
- 1 col sopa cheia de fermento químico
- ½ xícara de farinha de arroz integral
-1 xícara de farinha de linhaça (bata as sementes no liqui na hora de fazer o pão)
- ½ xícara + 2 col sopa de farinha de quinoa
- 2 col sopa de flocos de amaranto
- ervas e sementes à gosto (usei orégano, semente de girassol e gergelim branco)
- Salpiquei gergelim negro e flor de sal (bem pouco) por cima

Modo de fazer:
Bata os ingredientes líquidos, ovos e o sal até formar uma pasta.
Num bowl misture as farinhas, polvilho, açúcar, ervas, sementes e o fermento e misture bem.
Aos poucos acrescente a mistura de líquidos, mexendo beeeem (pode usar batedeira ou no braço, mas tem que mexer bem por uns 10 minutos).
Unte uma forma de pão com um tico de manteiga ghee e farinha de quinoa (usei só a farinha pq minha forma é antiaderente). A massa fica meio grudenta, se for o caso coloque um pouquinho mais de farinha de quinoa, mas é assim mesmo por conta da linhaça.
Com o auxílio de uma espátula espalhe bem a massa na forma de pão, salpique gergelim, alecrim, flor de sal, castanhas ou sementes e leve para assar em forno pré aquecido, à 200º C, por uns 40 min.
Para saber o ponto do pão, uma dica: dê umas batidinhas no fundo, se o som sair oco é porque está pronto!




(Karla Ferreira) - Fonte:
http://www.lactosenao.com/receitas-sem-lactose/pao-integral-sem-gluten-e-sem-lactose/